Menopausa: qual é o momento certo para procurar um especialista?

especialista em menopausa

Primeiramente, a menopausa pode ser uma fase de grandes mudanças físicas e emocionais, e muitas mulheres ficam em dúvida sobre quando procurar ajuda profissional. Ignorar os sinais pode agravar os sintomas, mas com a orientação correta, é possível atravessar essa fase com mais tranquilidade.

Você também pode gostar :::: Menopausa e Relações Íntimas: Mantendo a conexão e o prazer

Especialista em menopausa: Quando procurar ajuda?

A primeira coisa que você deve saber é que o especialista em menopausa deve ser consultado idealmente muito antes da menopausa chegar. Mulheres que estão atentas e que querem ter um envelhecimento o mais saudável possível devem procurar ajuda profissional, para avaliar como estão os seus hormônios, como está sua saúde metabólica e nutricional o mais precocemente possível.

Sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor, insônia e mudanças de humor são indicativos que o corpo está passando por transformações hormonais significativas, e isso pode ocorrer alguns anos antes do diagnóstico de menopausa. Mesmo que esses sintomas pareçam “normais”, eles não devem ser ignorados.

Muitas mulheres hesitam em buscar ajuda acreditando que os sintomas vão passar com o tempo. No entanto, o acompanhamento médico adequado pode oferecer alívio e soluções para controlar os efeitos da menopausa. E o ginecologista é o profissional indicado para acompanhar essa fase.

Sinais de que é hora de agendar uma consulta

Por volta dos 40 anos de idade a maioria das mulheres entram no climatério, e buscar avaliação profissional nesse período é um grande presente que a mulher pode dar a si mesma.

À medida que o climatério vai se instalando, as pessoas podem perceber sinais e sintomas, como ganho de peso inexplicável, alterações no sono, secura vaginal e baixa libido, entre outros. Não menospreze essas mudanças.

No meu consultório, por exemplo, conversaremos, e eu avalio sua condição, histórico médico, solicitamos exames em alguns casos, para assim indicar tratamentos que podem incluir terapia hormonal ou outros cuidados específicos para minimizar os impactos.

Não deixe para depois: agende sua consulta

Entender que cada mulher passa pela menopausa de maneira única é fundamental. Por isso, se você está passando por algum desses sintomas, não hesite em procurar um especialista em menopausa. 


Desse modo, ele poderá fornecer as ferramentas necessárias para você cuidar de sua saúde nessa fase. Siga minhas redes sociais para mais conteúdos sobre saúde e bem-estar!

Saber mais (49)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *